sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Dicas Para Blogues: Deixe Seu Blog Profissional - Parte 1

 

Esse é o primeiro post da série de postagens que irei fazer sobre Marketing Digital e Dicas Para Blogues, estou pensando em falar sobre isso toda sexta feira, para não ultrapassar o limite de um post por semana sobre o assunto. O que acham? Vamos começar falando sobre Layout.

O Layout é:

Sua identidade, sua marca, é o cartão postal do seu trabalho, o layout é a base para todo o resto que você venha a criar, como: cartão de visita, capa para Facebook e canal.

Como Deve Ser o Layout:

O layout do seu blog acima de tudo tem que combinar com você, seja usando uma cor que você gosta, uma imagem que você ama, uma frase que é sua inspiração para algo na vida, mas não esqueça que tudo isso deve ser harmônico. Não adianta fazer um blog com todas as cores do arco íris por exemplo se isso não for harmônico. Para saber se um layout é harmônico é só usar o bom senso, olhe para o seu blog e se pergunte. É agradável ao olhar? As cores realmente combinam ou eu simplesmente juntei as cores que gosto? Consigo ler sem dificuldades? Se a resposta for sim você está no caminho certo, se a resposta for não então tem alguma coisa de errado. 

Prefira usar a cor do texto principal do seu blog na cor padrão preta, o fundo branco para o blog é a cor mais harmônica possível, irá combinar com qualquer outra cor que você escolher, tente usar até três cores no seu layout. Tomando meu blog como exemplo, escolhi as cores rosa, lilás e branco.

Evite usar muitas imagens para compor o visual do seu layout, principalmente gifs, você pode acabar tirando a atenção das fotos do post do seu blog por ter tantas outras imagens no layout, não é necessário gif de borboleta, de cachorro, de flor e de tantas outras coisas. Foco nas imagens que são necessárias no blog, principalmente se você pretende vender espaço para anúncios no blog. Eu sei que você ama música, mas nem sempre o seu gosto musical é o mesmo do seu leitor, então se puder evitar, evite colocar aquelas músicas tocando no seu blog, eu já deixei de voltar em muitos blogues porque disso. 

Ter um Layout Exclusivo:

Tem inúmeros layouts grátis por ai, mas que todo mundo usa, se eu visito dez blogues com o mesmo layout, dificilmente vou gravar a identidade do seu blog, layout free é bom para começar, não para manter sempre no blog. Tem três formas de se ter um layout exclusivo: Comprando seu layout,Criando seu layout ou Modificando um dos layouts prontos do blogger (falo blogger porque é a plataforma que eu uso, não sei se outras plataformas tem layouts prontos). Meu layout por exemplo é um layout pronto do blogger que eu modifiquei. 

Antes de Ter um Layout Exclusivo:

Pesquise, essa é a palavra chave para obter sucesso e ter um layout do jeito que você sonhou. Seja ele comprado, criado ou modificado, você terá que pesquisar sobre as cores que combinam, sobre o portfólio do vendedor se você for comprar ou sobre html e alguns códigos básicos se você for criar ou modificar. 

Pode parecer muita coisa, eu também pensava isso quando decidi sair do layout free para um exclusivo, mas no fim tudo deu certo e consegui deixar tudo do jeito que eu queria e harmônico. Para vocês terem ideia meu blog era um laranja horroroso e que doía as vistas sempre que tentava ler algo. 

Cada post irei falar sobre um componente do blog, pois se for falar de tudo será um resumão ou um post que você vai levar um mês lendo, então tentarei fazer o mais completo possível e por partes. 

Gostaram do post? Ficou alguma dúvida? O que querem ver nos próximos posts? Me conta tudo. 


Layout Blogspot Basic
Layout Blogspot Person
Layout Blogspot Medium

36 comentários:

  1. Gostei muito das suas dicas, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. oi!
    É super importante ter um layout profissional, sempre que posso estou modificando o meu.
    Parabéns pela sua iniciativa :D as dica é otima.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Oi, comecei com os layout Free mas hj meu layout é pago então ficou bem mais profissional

    ResponderExcluir
  4. Dicas maravilhosas e essenciais para nós.
    Adorei tudo, devemos mesmo buscar essas informações.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda estou com o layout free, e agora encomendei um e vou mudar. Sem dúvidas da a identidade ao blog.

    https://eiilauram.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. oi muito legal o post porque nós blogueiras temos que estar sempre bem informadas sobre a melhor maneira de administrarmos nossos cantinhos,valeu bjão.

    ResponderExcluir
  7. Sempre estou procurando novos layouts! Obrigada pelas dicas.
    Beijos!

    www.meumundonofundo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adorei esse tipo de postagem ajuda muito quem ta começando agora , realmente o layout é uma parte muito importante e deve ser valorizada.

    bjs!

    ResponderExcluir
  9. Beatriz gostei muito das suas dicas, suas informações bastante importante para os blogueiros, ter um layout bem apresentado é essencial, bjs.

    ResponderExcluir
  10. EStou feliz com o meu layout do momento, demorei muito para achar um que eu gostasse e depois demorou muito para que conseguir modificar tudo que eu queria nele, mas no final sempre vale a pena o esforço.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Gostei demais da dica ara layout! Realmente muito importante! O layout é a identidade visual do blog e devemos dar muita atenção na estrutura dele! ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  12. Ameeeeei as dicas, muito úteis para quem está começando assim como eu :)
    Patebens pelo blog

    ResponderExcluir
  13. Ótimas dicas, realmente é muito importante ter um layout e de preferência um exclusivo.

    ResponderExcluir
  14. ótimas dicas, realmente boas para quem quer um blog mais profissional.

    ResponderExcluir
  15. Amada linda muito obrigado pelas dicas, para mim que não entende de nada estou amando aprender mais! beijinhossssssssssss

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    adorei as dica.
    O layout é algo muito importante em um blog.
    Temos que escolher um com combine perfeitamente com a proposta do blog.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  17. Bem legais as dicas, super úteis e importante pros blogueiros.

    ResponderExcluir
  18. O layout é realmente é muito importante!suas dicas são ótimas e muito essencial para nós blogueiros(as)Bjss

    ResponderExcluir
  19. Adorei a dica Beatriz! Realmente o layout do blog é a identidade!! Adorei também a ideia do seu novo quadro e vou adorar ler todas as dicas que vc trará! Parabéns pela iniciativa.

    Super beijo 😘

    ResponderExcluir
  20. Dicas muito valiosas Beatriz. Essa parte de layout é sempre bem complicadinho quando não se entende ainda.
    Super beijo

    ResponderExcluir
  21. Estou precisando dar uma melhorada no layout do meu blog,já venho pensando nisso há algum tempo!
    Obrigada pelas dicas!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Olá Beatriz, esse tipo de postagem é muito útil para quem está começando, ajuda bastante mesmo. Layout é de fato muito importante para criar a identidade do blog, concordo com o que vc colocou :)
    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Perfeito! O lay out [e muito importante mesmo. O meu foi um presente que ganhei de uma amiga... o Letras Que Se Movem. Já existia mas sem personalidade daí um dia recebi uma mensagem e veio o presenta maravilhoso. Sou super grata a ela, Salieri!

    ResponderExcluir
  24. Muito boas as suas dicas. Acho que meu blog está no caminho certo quanto ao lay out. Obrigada por compartilhar! Bjs

    ResponderExcluir
  25. Muito boa suas dicas, mesmo um layout free dá para modificar tudo e personalizar ao seu gosto, deixando do jeito que preferir.

    ResponderExcluir
  26. Ótimas dicas contendo informações muito boas para cada vez mais melhorar nossos blogs e de como devemos agir
    Gostei e obrigado por compartilhar

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  27. Amei a Dicas elas são super valiosas!
    o layout do blog é super importante!
    bjús

    ResponderExcluir
  28. Olá,gostei muito do post,cuidar do nosso blog é como cuidar da nossa casa,então essas dicas são de fato muito importantes.Devemos sempre estar atentos,para que nosso visitante se sinta confortável ao nos visitar,porque assim ele sentirá vontade voltar.Bjus.

    ResponderExcluir
  29. Dicas muito boas amiga!!!
    O layout precisa ser o mais clean possível,para não chamar maia atenção do que a postagem.Parabéns por compartilhar conosco suas informações.Bjsss

    ResponderExcluir
  30. Obrigada pela dica!
    Estava procurando exatamente isso.
    bju

    ResponderExcluir
  31. Otimas dicas está de parabéns flor bjs

    ResponderExcluir
  32. Eu gostei muito das dicas, é sempre bom ver esse tipo de ajuda nos blogs, isso ajuda muito na hora de organizar ou criar um blog.
    Bjs ❤
    Minda

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Espero sua opinião.
Deixe o link do seu blog sem o http:// para evitar Spam ou
o nome do seu blog para que eu possa retribuir a visita.